O objetivo deste infográfico é apresentar algumas práticas e pequenos segredos que você pode usar para manter sua piscina limpa e comprovada, ou seja, “perfeito” para todo o mundo.

Vamos explicar como higienizar e conservar sua área de lazer mais limpa e com um prazo maior, como manter a temperatura da água agradável de acordo com cada estação do ano, entre outros pontos. Confira!

piscina perfeita

1. Limpeza

A limpeza pode começar pela peneira, mas é necessário usar outros equipamentos também. A peneira é um recurso útil para remover detritos que ficam próximos à superfície, tipo folhas e insetos. Quando orgânicas, essas sujeiras facilitam ou desenvolvem bactérias que alimentam o material em decomposição.

A limpeza correta deve iniciar pela borda da piscina, pelo deck e pelo entorno. Para evitar a contaminação externa da terra, o certo é varrer a borda para fora.

Depois, limpe o skimmer, iniciando-o em toda a sujeira coletada no depósito. Esse procedimento é manual.

Usando escovas macias, você deve escovar bem como paredes, os cantos e o fundo da piscina. Existem aspiradores que, além do aspirador, também escovam e são possíveis de usar para efetivar duas operações simultâneas.

Deve manter os níveis de cloro, pH e alcalinidade dentro dos padrões. Para esse controle, recomenda-se usar o kit de testes. Os valores de pH devem ficar entre 7,2 e 7,8 e a alcalinidade deve ter valores que variam entre 80 e 120 partes por milhão (ppm).

O cloro livre é um produto que está disponível para matar bactérias e seu valor deve ficar entre 1 e 3 ppm.

Seguindo esses procedimentos de limpeza, você evita a proliferação de fungos, bactérias e algas, que deixa a água turva e esverdeada.

2. Temperatura

Também é preciso também tomar cuidado com a temperatura da água, especialmente se a piscina for climatizada. Desse modo, você poderá usufruir de uma piscina em qualquer estação do ano, seja quente ou fria.

Confira os principais valores.

Para crianças com idade inferior a 3 anos, a temperatura recomendada fica entre 30ºC e 32ºC. Essa temperatura também é acionada para tratamentos de hidroterapias, ajudando a melhorar os movimentos e reduzir as dores. Para gestantes, o ideal é a temperatura entre 26ºC e 29ºC.

Como piscinas selecionadas para natação, polo aquático, nado sincronizado (adultos e crianças com mais de 3 anos), uma temperatura deve ser de 25ºC a 28ºC. Apenas para diversão, pode ser menor: 26ºC a 27ºC.

A capa térmica ajuda a manter a temperatura ideal, evita a dissipação de calor e a necessidade de usar mais vezes o sistema de aquecimento. A capa térmica também favorece o aumento da temperatura da água em até 8ºC, servindo de suporte aos aquecedores.

3. Manutenção

No verão, existe uma grande necessidade de manutenção da piscina porque o uso é mais frequente. Também existe uma quantidade maior de usuários, o que significa que a água fica mais tempo descoberta e mais oleosa, por causa dos protetores solares e outros produtos usados ​​pelos usuários.

O aumento da temperatura também favorece o desenvolvimento de microrganismos, especialmente algas. Assim, há mais bactérias, algas e fungos, ou o consumo de cloro é maior. Muitas vezes, é necessário executar um choque, ou seja, com superdosagens.

É preciso usar filtros e bombas de boa qualidade para remover boa parte da sujeira. Em média, uma filtragem deve durar 6 horas e, em temperaturas quentes, o correto é executar o procedimento diário.

Mais uma vez, como capas ajudam bastante, pois conservam o Tratamento químico POR Mais ritmo. Por isso, quando uma piscina não estiver sendo usada, mesmo no verão, recomenda-se usar uma capa para otimizar uma ação de cloro e impedir que folhas, flores, insetos, poeira, pedrinhas caiam na água.

4. Decoração e reforma

Na hora de decorar ou reformar, considere os materiais mais utilizados. As pastilhas de vidro, por exemplo, resistem à água e são duráveis ​​(a primeira manutenção pode ser feita após 15 anos). Para bordas, é preciso investir em materiais que não sejam lisos, mas promovidos ou atritos, evitar escorregões e quedas.

Outra maneira de evitar acidentes é colocar notas de proteção, um cercado com portão pequeno e / ou instalar uma capa / tela de segurança , que pode usar pesos entre 130 kg a 300 kg, dependendo do modelo.

Um bom projeto de iluminação é uma sugestão para deixar sua piscina reformada. O uso de LEDs se tornou comum em projetos de economia e efeitos noturnos. Uma dica é posicionar os refletores voltados para plantas e paredes, ou ajudar a otimizar a estética do ambiente à noite.

Os móveis para uma área podem envolver cadeiras, sombrinhas e espreguiçadeiras com almofadas, conferindo um aspecto “zen” ao ambiente.

Na hora de usar produtos, tenha cuidado, pois alguns podem manchar ou danificar como paredes da piscina. Conforme o tipo de piscina (alvenaria, fibra de vidro, vinil), aplique os produtos mais utilizados.

5. Uso sustentável

É importante economizar água, pois o desperdício, além de sair mais caro, é uma forma de agressão ao meio ambiente. A retrolavagem é uma prática recomendável: ela capta a água da piscina, filtra suas impurezas e devolve a água já limpa de volta à piscina.

Para diminuir a evaporação, use capas ou lonas , como quais, como já vimos, também protegidas contra impurezas diversas.

Outra dica sustentável é dimensionar corretamente a casa de máquinas (quando ela existir) para evitar vazamentos. Os vazamentos são comuns nas casas de máquinas e implicam o maior desperdício de água, o que mostra os custos mensais e os efeitos que podem causar o meio ambiente, incluindo a erosão do solo e a criação de fissuras.

6. Conte com materiais de qualidade

Uma piscina perfeita depende diretamente dos materiais aplicados em sua manutenção e conservação. Materiais de baixa qualidade implicados em retrabalho para corrigir os erros e, no final, terminam onerando as finanças.

O valor é o custo-benefício, ou seja, comprar materiais que, mesmo sendo mais caros, sejam de boa qualidade e, portanto, funcionais, atendendo às suas necessidades.

A Cikala pode orientar o consumidor na escolha dos melhores produtos: revestimento , aspirador , bomba de filtragem , escovas , peneiras , clorador flutuante e outros itens incríveis para sua área de lazer.