Um produto que serve, de forma básica, para proteger a água da piscina, evita que ela caia nas folhas, flores, insetos e outros detritos que, além de deixar uma piscina mais feia, promover o tratamento de algas e bactérias.
Existem três tipos de capa: uma capa de proteção (que protege a água da piscina); uma capa de segurança (que resguarda como pessoas e os animais da casa); e a capa térmica (que mantém a temperatura da água aquecida).
Seja qualificado para o tipo de capa que você tem, é preciso ter certos cuidados com ela. Dessa forma, o acessório não vai terminar antes do tempo e pode exceder o período estimado de vida útil. Veja a seguir os cuidados que você deve ter com sua capa para piscina.

1. Não deixe a capa no sol

Por mais durável e resistente que a capa para piscina seja, ela pode ser usada para aquecimento não é correto, evitando que seja exposta ao mesmo tempo por cinco minutos. Nesse período, pode haver um superaquecimento.
Quando se aposentar, coloque-o em um local sombreado. Outra opção é cobri-la com um protetor.

2. Use uma capa para piscina na posição correta

No caso da capa térmica, na hora de colocar a capa sobre a piscina, o certo é deixar uma parte com bolhas no contato com a água e uma parte lisa voltada para cima.
O uso indevido do produto, além de prejudicar sua funcionalidade, comprometer sua manutenção.

3. Tenha cuidado com o uso de produtos químicos

Existem capas para piscina que são resistentes a produtos químicos, como cloro e algicidas. Outras, no entanto, podem ser vulneráveis ​​a eles.
Nesse último caso, o certo é remover a capa antes da aplicação de cloro e / ou algicida (principalmente, se usar tratamento de choque) e assim recolocar a capa quando os níveis de cloro ficarem estabilizados, ou seja, entre 1 a 3 ppm (partes por milhão).
Usando um kit específico,   é possível medir a quantidade de cloro ou pH e a alcalinidade da água. O pH ideal é aquele que fica entre 7,2 e 7,8.
Para saber se a capa para piscina é resistente aos filtros químicos, leia bem como as especificações técnicas disponíveis no site do fabricante.

4. Use um removedor de capa

Nunca deixe que as bolhas da capa entrem em atrito com as bordas da piscina no momento em que para a aposentadoria.
O ideal é usar um removedor de capa para realizar o procedimento. Além de mais rápido, é mais seguro para o usuário e a capa.

5. Tenha cuidado com o peso

As únicas capas projetadas para definir peso são as capas de segurança. As capas de proteção e as capas térmicas não suportam peso.
Se você tem uma capa térmica ou uma capa de proteção, fique atento para as crianças e os animais da casa que não são sobre ela, pois podem ocorrer graves acidentes.
Se você possui uma capa de segurança, fique atento à quantidade máxima de peso que ela suporta, dependendo da espessura (quantidade de micras) e da matéria prima utilizada. Há capas que suportam até 150 kg, outras suportam até 300 kg, ou seja, o dobro.
Seja como for, como as capas de segurança não foram feitas para ficar pulando no cima ou correndo sobre ela. Também é preciso tomar cuidado com as unhas dos cães, pois elas podem perfurar o PVC.
Enfim, uma capa para piscina é um produto muito valioso para quem tem piscina, mas é necessário ter cuidado com ela. Recomenda-se ler, nenhum site do fabricante / vendedor, todas as informações sobre uma mercadoria, pois assim você saberá como cuidar dela corretamente.

* Conforme a Lei 9.610 / 98, é proibida a reprodução total, parcial ou divulgação comercial deste conteúdo sem prévia autorização da CIKALA.