Uma forma de proteção da piscina é cobrada com uma  capa  ou lona para piscina. A lona difere da capa por ser mais espessa, ou seja, trata de um material mais forte, com alta resistência e capacidade para aplicar a água da chuva e a irradiação intensa do sol, além de evitar a entrada de poeira e sujeira em geral.

A lona também costuma ser multiuso, ou seja, é usada para diferentes barbatanas, como  cobrir uma piscina , cobrir galpões, cobrir residências, servir como cobertura em veículos, principalmente em caminhões. Hoje já existem lonas fabricadas em polietileno, um tipo de plástico resistente.

Neste post, dê algumas dicas de como você pode escolher o tamanho da  lona para piscina. Confira!

lona para piscina

Antes de tudo, saiba o tamanho da sua piscina

Se sua piscina for retangular ou quadrada, o trabalho é mais simples. Você deve saber o comprimento e largura dela.

Na hora de tirar as dimensões da piscina, é importante considerar as bordas, pois a lona para peixes captura a janela sobre a água, ela deve ser fixada no chão.

O tamanho da lona para piscina

As lonas geralmente são vendidas em dimensões específicas, já padronizadas. Mas há empresas que personalizam o produto sob medida, ou seja, personalizadas para o cliente.

Um  Cikala , por exemplo, facilita bastante a vida dos consumidores, que já oferece como lonas com recorte sob medida e evita intermináveis ​​recortes para ajustar como dimensões da lona às dimensões da piscina.

Quando não é possível comprar uma lona no tamanho mais exato possível, é necessário ter cuidados para não cortar demais e perder o produto ou comprá-lo nas dimensões inferiores ao necessário para cobrir toda a água com eficiência.

A lona deve ser esticada

Um ponto importante para lembrar é que, para atingir sua amplitude máxima, ou seja, um aumento de seu comprimento e sua largura, é necessário esticar bem a lona.

Às vezes, isso pode ser um tanto de trabalho, principalmente se estiver ventando muito. Mas como a piscina fica no chão, esse transtorno talvez nem venha a acontecer. Ele é mais comum em lugares altos, como quando usa uma lona como cobertura de imóveis ou quando ela cobre uma carga de caminhões, galpões ou barracas.

lona para piscina

As piscinas de formato irregular

Outra possível dificuldade na hora de escolher o tamanho da lona para piscina se ela tiver um formato irregular. Caso deseje comprar lonas padronizadas, será necessário comprar mais de uma medida, como duas lonas, uma medindo A x Y e outra medindo B x Z. Na hora de colocar o produto sobre a água será necessário fazer alguns ajustes.

Considere, por exemplo, que piscina tenha um formato assim: um retângulo de 2m x 1,5 m; outro retângulo de 1,5m x 4m; outro retângulo de 2m x 1,5m. Claro que você não está disponível, nos produtos padronizados, uma tela com dimensões equivalentes. Terá que comprar, no mínimo, três lonas com dimensões diversas. Os custos acabados saindo mais altos.

Da mesma maneira, se você tiver uma piscina ou o formato de um triângulo ou um heptágono, por exemplo. É necessário dimensionar o tamanho ideal da lona ou executar um trabalho sob encomenda.

Em todo caso, vale enfatizar que comprar três lonas não é uma boa opção, visto que pode ser aberto em determinados pontos, terá mão de obra maior, haverá furos em dobro e os gastos serão maiores.

Em uma empresa que confecciona o item sob medida, você pode obter uma lona em um tamanho personalizado. Um Cikala, por exemplo, faz tudo sob medida, mesmo em formato irregular.

As piscinas em formato circular

Nas piscinas que possuem o formato circular, você pode medir o diâmetro, que corresponde à medição de um outro lado. Assim, ela tem 5 metros de diâmetro, mais 0,8 metro de borda, é preciso comprar uma lona de pelo menos 6,6m x 6,6m. Mas essa é uma medida que dificilmente você pode usar entre os modelos padronizados. O correto será comprar uma lona de 7m x 7m.

A forma geométrica da lona será, portanto, um quadrado, pois não são vendidas lonas no formato circular.

Mas caso uma empresa ofereça uma opção de dimensões personalizadas, você poderá obter uma cobertura no formato circular com diâmetro de 6,6m.

Mostramos como você pode medir para escolher o tamanho da lona para piscina. Os formatos mais fáceis são o quadrado e o retângulo.

Aproveite e curta uma página da CIKALA® no Facebook ! 

“* Conforme a Lei 9.610 / 98, é proibida a reprodução total, parcial ou divulgação comercial deste conteúdo sem prévia autorização da CIKALA®.”