Os brasileiros têm se preocupado cada vez mais com a saúde e bem-estar, focando em alternativas e práticas esportivas que possam trazer benefícios para o seu dia a dia. Cada vez mais a qualidade de vida tem ganhado espaço na preferência das pessoas e a prática de esportes tem contribuído para esses objetivos.

Nesse cenário, abrir uma academia de luta tem se mostrado uma grande vantagem, já que as pessoas têm buscado alternativas para se exercitarem, além da tradicional academia de musculação. Além dos benefícios para a saúde, a prática esportiva de lutas proporciona outros benefícios importantes como disciplina, foco e equilíbrio no cotidiano.

Entretanto, abrir uma academia de luta traz algumas dúvidas durante o processo, como por exemplo, qual é o melhor tatame? De quanto em quanto tempo preciso trocá-lo? Como é possível aumentar a vida útil do tatame?

Se você tem essas dúvidas, continue a leitura que este artigo é para você. Descubra a seguir como você pode aumentar a vida útil do tatame da sua academia.

Como escolher o tatame da academia de luta?

O tatame é uma decisão e escolha crucial da academia de luta por ser exatamente o espaço em que as modalidades de lutas serão desenvolvidas. É exatamente essa estrutura que vai interferir no desempenho dos atletas durante as lutas, dando a estabilidade necessária para os atletas, além de absorverem os impactos ao solo quando eles ocorrem.

Considerando esses fatores, optar por um tatame de lona pode ser uma decisão mais assertiva e vantajosa para sua academia de luta. Isso porque o material em que essa estrutura é confeccionada, possibilita o aumento o atrito do atleta com a lona, oferecendo mais segurança e estabilidade, permitindo a execução de movimentos mais precisos.

Além disso, o tatame de lona também absorve melhor o impacto do atleta ao solo, proporcionando mais segurança durante as quedas, evitando lesões e acidentes que podem prejudicar a saúde física do atleta.

Como aumentar a vida útil do tatame?

Além do material em que o tatame é confeccionado, a rotina de manutenção e limpeza também influencia diretamente na vida útil do tatame.

Para ter uma ideia mais clara do tanto que essa rotina de limpeza influencia na vida útil do tatame, um tatame de EVA, devido à qualidade do material em que é confeccionado, tem uma facilidade maior de absorver o suor dos atletas durante os treinos. Isso faz com que a limpeza seja mais intensa e forte para que possa ser eficaz e realmente proporcionar um ambiente sem fungos e bactérias. Consequentemente, esse desgaste do material faz com que o tatame desgaste mais rápido, interferindo na durabilidade da estrutura.

Já o tatame de lona, devido ao seu material, demanda um processo de limpeza mais prático e eficaz. Com um álcool em gel ou um sabão neutro e pano liso, é possível fazer uma completa higienização do tatame, sem desgastar a estrutura. Como resultado, é possível contar com um tatame de qualidade por muito mais tempo. Essa é uma das melhores formas para aumentar a vida útil do tatame da sua academia de luta.

Você conferiu como é possível e simples aumentar a vida útil do tatame da sua academia de luta investindo em um tatame de qualidade e mantendo uma rotina consistente de limpeza e manutenção.

“*Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total, parcial ou divulgação comercial deste conteúdo sem prévia autorização da CIKALA® .”