Abrir o próprio negócio é um sonho a ser realizado e também uma grande responsabilidade. Para além das expectativas pessoais, empreender em um projeto pessoal requer um investimento financeiro alto, além da dedicação quase que exclusiva para que o seu próprio negócio dê os resultados esperados.

Por ter tantas variáveis envolvidas, abrir uma academia de lutas pode trazer algumas dúvidas durante o processo. Por exemplo, você sabe qual o tatame para academia que você deve adquirir? Quais outros equipamentos que você precisa comprar? Quais estruturas são fundamentais? Essas e outras questões sempre aparecem durante o processo de abertura do seu próprio negócio.

Se você tem essas dúvidas, está no lugar certo. A seguir, você vai poder esclarecer 3 dúvidas comuns que aparecem na hora de escolher o tatame para academia.

tatame para academia

1. Qual o tamanho ideal?

Muitos donos de academia quando vão começar a montar o espaço para os treinos de lutas, ficam na dúvida sobre o tamanho ideal do tatame para academia. Cada modalidade de luta requer algumas especificidades, mas, no geral, a área de combate possui similaridade, com exceção do octógono.

De forma geral, o tatame para a prática de artes marciais tem a as dimensões de 100x100x30mm, variando as medidas das áreas internas para combate. Entretanto, é comum encontrar academias que enfrentam o desafio de espaços limitados ou metragens bastante específicas, dificultando a montagem do tatame.

Para esses casos, uma boa solução é confeccionar um tatame para academia sob medida. Dessa forma, é possível aproveitar da melhor forma possível o espaço disponível para criar o espaço para as práticas das lutas.

2. Qual o melhor material de tatame para academia?

Uma grande questão para quem está montando uma academia de lutas agora é qual o melhor material para tatame. Muitos empreendedores ficam na dúvida entre o tatame de EVA e o tatame de lona, por exemplo. Vamos aos fatos.

O tatame de EVA geralmente possui um custo de investimento menor que o tatame de lona, o que atrai a atenção dos proprietários de academia. Entretanto, olhando os benefícios de cada um dos tatames, é possível constatar que o tatame de lona tem mais vantagens ao longo prazo.

Isso porque o material com o qual o tatame de lona é confeccionado possibilita uma manutenção mais eficiente e prática, aumentando sua durabilidade. Além de ser mais resistente e absorver melhor os impactos durante as lutas.

3. Em quanto tempo preciso trocar o tatame?

 

Outra dúvida constante entre os donos de academia que estão começando nesse segmento é de quanto em quanto tempo é necessário trocar o tatame. Essa questão também está relacionada à qualidade do tatame para academia e ao processo de manutenção e limpeza.

Um tatame de EVA, por exemplo, demanda uma limpeza mais reforçada, devido ao material com o qual é confeccionado, que absorve muito mais o suor dos atletas. Dessa forma, esse tipo de material pode deteriorar mais rapidamente se comparado com o tatame de lona.

O tatame de lona possui uma manutenção mais simples e eficaz. Com um álcool em gel ou um sabão neutro e um pano liso, é possível fazer a higienização do tatame, deixando o ambiente limpo e saudável e sem deteriorar o espaço.

 “*Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total, parcial ou divulgação comercial deste conteúdo sem prévia autorização da CIKALA® .”