Para os caminhoneiros experientes, escolher uma lona de caminhão pode ser uma tarefa simples. Mas o mercado sempre pode trazer novidades e é interessante para qualquer profissional, manter-se atualizado. E é claro, como em toda a profissão, sempre chega novos profissionais.

O texto de hoje é para mostrar 4 dicas para escolher a melhor lona para sua carreta, assim, atualizamos mais experiências e ajudamos os novos caminhões a escolher esse item tão importante.

lona para caminhão

1- Defina o tamanho correto da cobertura

Para fazer a escolha correta da sua lona de caminhão , o primeiro fator a ser definido é o tamanho correto. Ou seja, uma lona precisa cobrir toda a carroceria, sem necessidade de esticar, pois existe um risco maior de ocorrência de danos e rasgos, nem pode ficar muito grande, pois dificulta o trabalho na hora da cobertura, além de ficar com frouxa e pode ocorrer perda de mercadorias ou outros danos.

2- Conheça os diferentes tipos de lona

Para escolher o tipo de lona que você usa no seu caminhão, o primeiro ponto será observado o tipo de carga que será transportada ou o clima em que ela será exposta e a intensidade de uso.

Lona CK 300

Esse tipo de lona para caminhão é usado apenas nos casos em que ocorra um imprevisto ou apenas para uso temporário, já que esse material tem baixa densidade, protegendo pouco a carga. Muitas vezes é usado junto com uma lona fechada de algodão.

Lona CK600

A lona CK600 é bastante resistente, pois é confeccionada com laminado vinílico reforçado e tecido de poliéster. Com aditivos anti-UV e antioxidantes, faz com que a resistência ao ressecamento seja prejudicada pela exposição excessiva ao sol. Indicado para coberturas de cargas em granel como: Coberturas em Geral Grãos diversos, Areia, Pedra, Cimento, Carvão, Adubos, transportes ferroviários e marítimos ou coberturas em geral com excelente resistência a temperaturas.

Lona fechada de algodão

Uma lona fechada de algodão é indicada quando o abrigo contra água e altas temperaturas são fatores determinantes da proteção de carga. Durável e impermeável, essa lona é feita de algodão e passa por um processo de fechamento.

É indicado para cobrir como mais cargas variáveis, como por exemplo, caixas de verduras e legumes, sacarias de café, açúcar, farinha, entre outras, pois garante uma boa circulação de ar.

3- Verifique a qualidade da lona para caminhão

Depois de decidir o tipo de lona ideal para sua carga, é preciso procurar uma cobertura de qualidade, pois nem todas são iguais!

Um ponto importante a ser observado são os ilhoses, eles precisam ser de qualidade, com tratamento anticorrosivo, além da quantidade, que deve ser adequado ao seu uso. Verifique a qualidade das costuras, se elas são as principais reformas e a qualidade nas agendas.

4- Confira o custo-benefício

Como grande parte dos itens relacionados a caminhões, uma lona para caminhão tem um valor alto, mas pense bem na hora de comprar, para não perder dinheiro.

Uma lona com qualidade pode ser mais cara do que uma inferior, mas que certamente ela terá uma maior perda. Por isso, coloque todas essas informações na balança e verifique o custo-benefício.