As piscinas não servem somente como fonte de recreação para crianças e adultos. Elas servem, por exemplo, para a prática de natação e hidroginástica. Piscinas aquecidas são especiais porque combatem e previnem uma série de problemas físicos e emocionais.

A água aquecida ajuda a relaxar, a controlar a hipertensão, a aliviar as dores musculares e na cabeça, a combater a sinusite, favorece a circulação sanguínea, trata problemas respiratórios, queima calorias e muitos outros benefícios.

Neste post, mostraremos tudo que você precisa saber sobre aquecimento de piscinas!

piscina aquecida

A hora certa de tomar banho de piscina

É fato que muitas pessoas usam a piscina durante a noite. Mas essa não é a regra, mesmo considerando que, no verão, essa é uma prática muito comum. A maioria dos usuários, porém, prefere nadar no período da manhã ou da tarde. Isso porque, à noite, a temperatura tende a cair e a água fica fria.

Nas estações chuvosas, as piscinas costumam ficar sem uso porque são poucos os que se aventuram a tomar banho.

Um bom sistema de aquecimento favorece o uso da piscina durante o ano todo e em qualquer horário: manhã, tarde ou noite.

Os sistemas de aquecimento de piscinas

Existem diferentes sistemas de aquecimento de piscinas. Um deles é o trocador de calor, que capta o calor da atmosfera, transmitindo-o à água. Apesar de usar a energia elétrica, esse sistema é mais econômico quando comparado a outros, incluindo o aquecedor elétrico. Pode promover uma redução de custos de até 70% ou 80%.

O aquecedor solar também é econômico, pois dispensa o uso de energia elétrica. Porém, seu investimento inicial é alto. Ele se compõe de coletores que captam a radiação térmica do sol e a transmitem à água da piscina. Há gastos módicos com energia elétrica relativos à bomba que permite que a água circule no sistema, pois os coletores geralmente são instalados no telhado.

O aquecedor a gás usa o gás natural (GN) ou o gás liquefeito de petróleo (GLP), que é o gás usado na cozinha. O investimento nesse sistema de aquecimento de piscinas também costuma ser mais alto.

Existe também o aquecedor elétrico, como já falamos, que consome muita energia. Outro tipo de aquecedor é o sistema a lenha ou óleo, o qual não oferece um custo tão alto, mas é mais trabalhoso e polui o ambiente devido à queima de gases.

piscina aquecida

A capa térmica

Depois de aquecida por meio de algum sistema específico, surge outra questão: como preservar a mesma temperatura da água?

É aí que entra a capa térmica, um produto confeccionado especialmente para conservar a temperatura da água aquecida. O lado liso deve ficar cima enquanto o lado com bolhas deve se manter em contato com a água. As bolhas não devem, contudo, entrar em contato com as bordas da piscina.

A capa térmica resiste ao tratamento químico e ajuda a manter o pH da água entre 7,2 e 7,8. Também ajuda a manter o cloro livre entre 1,0 e 3,0 ppm. Dessa forma, gera economia em relação ao tratamento químico.

Outra vantagem é que a capa também ajuda a manter a piscina limpa, protegendo-a contra sujeiras, a evitar a evaporação da água e contribui para aumentar a temperatura em alguns graus, pois absorve a radiação solar, mantendo-a nas paredes. Dessa forma, funciona como um mini sistema de aquecimento de piscinas, auxiliando o sistema principal e poupando seu uso mais frequente.

Na hora de retirá-la, o ideal é usar um enrolador de capa para agilizar o trabalho e evitar possíveis danos ao material devido ao manuseio inadequado. A capa térmica não deve ficar no sol depois de retirada, pois pode sofrer um superaquecimento em poucos minutos.

O aquecimento de piscinas é uma boa solução para otimizar seu uso, aproveitando-a melhor em qualquer época do ano, em qualquer horário e usufruindo dos benefícios que traz à saúde.

Aproveite para conhecer melhor a CIKALA®, curtindo sua página no Facebook!