Administrar qualquer tipo de negócio é sempre um desafio. Mas quando a empresa em questão é uma academia, parece que o desafio aumenta ainda mais. Isso porque, é de conhecimento geral que existe uma certa sazonalidade na frequência de alunos nas academias. Isto é, quando o verão está se aproximando, mais alunos fazem matrícula. E quando o inverno chega, muitos deles abandonam a prática.

Com isso em mente, é preciso ter algumas estratégias e cartas na manga para atrair mais alunos para a sua academia de lutas. E é exatamente para te ajudar nesse ponto que produzimos o conteúdo de hoje. Se você quer entender como fazer seu negócio bombar o ano todo, continue lendo este texto até o final.

academia de lutas

Trabalhe a motivação constante

A motivação dos alunos é um dos principais aspectos que os fazem frequentar ou abandonar os exercícios físicos. Quando somamos esse ponto ao fato de que os resultados costumam aparecer depois de alguns meses de prática, temos a receita perfeita para que eles não abandonem os tatames.

Por isso, a solução para manter a academia de lutas cheia o ano todo é trabalhar a motivação constante e focada nos resultados de médio prazo. Isto é, lembrar a todos que somente a prática regular trará resultados satisfatórios. E também que não adianta começar a malhar em outubro para ter o corpo sarado no verão. Para ambos os casos, é necessário um trabalho constante e com expectativas realistas sobre os resultados.

Ofereça planos de pagamento vantajosos em sua academia de luta

Ninguém se matricula em uma academia pensando em abandonar os exercícios físicos poucos meses depois. A realidade é que a maioria das pessoas está focada em fazer mudanças reais nos seus hábitos saudáveis. Dessa forma, uma maneira eficaz de manter a sua   cheia o ano todo é oferecer pacotes de longo prazo. Isto é, elaborar formas de pagamento que sejam vantajosas quando feitas anualmente ou semestralmente.

Uma boa forma de fazer esse cálculo é entender o tamanho do desconto que pode ser oferecido para aqueles que se comprometerem por um ano. Esse valor é obtido por meio dos cálculos referentes à fidelização. Quanto custa perder um aluno? Quanto vale o desconto para que ele fique fiel à academia?

Tenha abordagens específicas para amigos de alunos

academia de lutas

A propaganda boca a boca ainda é muito vantajosa para os negócios, principalmente para uma academia de lutas. Isso porque, quando um amigo recomenda o espaço, aquela pessoa já chega nele com mais confiança na qualidade dos serviços prestados. Sem contar que treinar com um amigo na mesma aula faz a prática ser muito mais prazerosa, não é mesmo?

Pensando nisso, uma boa dica é investir em ofertas para os amigos dos alunos. É possível oferecer descontos para ambos. Dessa forma, você não apenas terá um novo cliente, como incentivará aqueles que já são fiéis a indicarem o seu espaço para seus conhecidos.

Se você tem uma academia de lutas e precisa mantê-la cheia o ano todo, o segredo está no raciocínio a longo prazo. Isto é, trabalhar a motivação dos alunos para que eles entendam que o trabalho constante traz mais resultados e que não adianta se matricular logo antes do verão. Também é preciso pensar estrategicamente quanto às finanças: elaborar planos mais baratos para quem se comprometer a ficar o ano todo e incentivar os alunos a trazerem os amigos para o tatame.