Nada como poder usufruir do lazer e relaxar na água de uma piscina quentinha, mesmo nos dias mais frios do ano, não é mesmo? Durante o inverno, muitas piscinas podem ficar sem uso caso não tenham um bom sistema de aquecimento de piscina. E uma das maiores justificativas para o não aproveitamento desse sistema tem a ver com os gastos com a conta de energia.

Mas você sabia que é possível economizar com o aquecimento de piscina até nos períodos mais frios como o inverno? Continue a leitura deste post e saiba como!

aquecimento de piscina

Tenha uma capa térmica para piscinas

Quem utiliza um sistema de aquecimento de piscina não quer ter de lidar com a perda de água aquecida ou com sua utilização desnecessária. Nesse caso, quem pretende conservar a água em temperatura morninha e agradável pode optar pelo uso de uma capa térmica para piscinas.

A capa deve ser instalada sobre a piscina, rente com a água (mas não em contato direto, devido às bolhas de ar) e sob o sol. Essa proteção evita que a água da piscina perca temperatura para o meio ambiente. Além de conservar a temperatura da água, o que é uma grande economia no consumo de energia elétrica (mais de 30%), a capa térmica também evita a perda de líquido por evaporação (muito comum, especialmente quando a água está mais aquecida).

aquecimento de piscina

Invista em um aquecimento de piscina solar

Usar a energia elétrica para esquentar a piscina pode aumentar bastante o consumo na conta mensal. O aquecimento de piscina solar é uma alternativa que, além de mais econômica, é sustentável (já que não utiliza fontes não renováveis, como o carvão). O aquecedor solar transforma a luz do sol em combustível para esquentar a água da sua piscina.

Ou seja, trata-se de uma vantagem para quem deseja reduzir os custos fixos mensais. A água é aquecida pelas placas solares e fica armazenada em um reservatório térmico que conserva sua temperatura. E não precisa se preocupar: os painéis são eficientes também naqueles dias mais nublados ou chuvosos, pois os raios solares atravessam essas barreiras climáticas e, ainda assim, iluminam o espaço.

Para o funcionamento ideal do sistema, você deve selecionar a área para os painéis solares em que há bastante incidência de luz e um bom coletor, de acordo com o tamanho da piscina e suas necessidades de uso. Para ter certeza de que tudo funcionará corretamente, basta realizar a manutenção e limpeza das placas solares.

Aqueça a piscina com aquecedor a gás

Também é possível aquecer a água da piscina usando um sistema de aquecimento a gás (natural ou liquefeito de petróleo). Podemos dizer que ele funciona com um mecanismo de troca de calor com o líquido. Ou melhor: a água circula pelos tubos (os trocadores de calor), que se localizam sobre as chamas, e então pode retornar aquecida para o reservatório.

Consiste em um sistema de aquecimento de piscina seguro e que atinge altas temperaturas, de maneira independente do clima no dia. No entanto, não é considerado ambientalmente correto.

Com esses cuidados, a água da piscina estará agradável e quentinha a qualquer momento. Você poderá, ao mesmo tempo, economizar seu dinheiro durante o inverno!

Gostou das dicas no texto? Quer acrescentar mais alguma informação ou tirar outras dúvidas? Continue acompanhando as novidades em nosso blog.