Por vezes, nem mesmo a estação mais fria do ano desanima os banhistas. Muitos continuam aproveitando a piscina, mas, mesmo quando decidem dar uma pausa, é importante tomar algumas precauções com o espaço.

Afinal, ninguém quer se decidir por entrar na água de repente e dar de cara com uma estrutura abandonada, certo? Por mais que pareça, criar hábitos para cuidar de piscinas no inverno não é algo difícil de fazer.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste artigo e veja algumas recomendações muito simples e fáceis para manter a sua área de lazer sempre limpa e saudável!

piscina no inverno

 

Continue o tratamento da piscina

Mesmo que o uso de piscinas no inverno caia, é fundamental continuar a tratá-la sempre. Filtrar e bombear a água servem não só para manter a água limpa, mas também em movimento, o que evita o surgimento de algas e lodo.

A capa de proteção entra em cena novamente, pois também ajuda nessa prevenção. Cuidar da alcalinidade, do pH e da quantidade de cloro também é importante, para que tudo permaneça bem regulado.

Por fim, lembre-se que esvaziar a piscina no inverno é uma péssima escolha. Isso acarreta inúmeros desperdícios e também pode estragar a estrutura, que pode descascar a pintura e até mesmo rachar.

Use sempre capa térmica

Essa é a primeira providência para cuidar de piscinas no inverno. Nessa época, elas geralmente são equipadas com sistemas de aquecimento para manter a água em uma temperatura agradável e apropriada para uso mesmo com o clima ameno.

A capa térmica ajuda justamente a conservar a água quentinha e evitar que ela precise ser reaquecida a todo o momento, o que gasta muito energia. Por conter bolhas especiais em sua superfície, esse tipo de capa retém o calor e não permite que ele se misture com o ar do ambiente externo.

De quebra, o acessório ainda contribui para manter a piscina limpa e sem galhos, poeira e demais detritos na água. Ou seja, você também economiza tempo com a manutenção, que deve ser periódica.

Quando houver necessidade, retire a capa da piscina por alguns momentos e lave rapidamente. Com isso, você evita que água de chuva se acumule por cima dela e corra o risco de cair na piscina, contaminando o que já estava previamente limpo.

piscina no inverno

Fique atento a problemas comuns em piscinas no inverno

No inverno, a tendência é que as piscinas apresentem mudança na coloração, o que indica que as providências já citadas não estão em dia. Também é indispensável verificar se o sistema de aquecimento está em pleno funcionamento, para não exigir nada a mais de seu desempenho.

Se perceber alguma irregularidade e ficar na dúvida a respeito do que for, não adie o contato com uma assistência especializada. Com cuidados certos e disciplina é muito fácil administrar piscinas no inverno, então esteja sempre atento ao que acontece em sua área de lazer.

E você, faz algo diferente para tratar de sua piscina no inverno? Compartilhe a sua experiência conosco aqui embaixo, nos comentários!