Para muitos atletas que praticam artes marciais, o tatame é local sagrado. O tatame é a região dedicada para a área de combate das diferentes artes marciais como judô, karatê, jiu-jitsu, aikido, MMA, dentre outras.

Para cada prática esportiva, há um tatame específico com medidas, áreas de combate e cores diferenciadas, de acordo com cada arte marcial.

Para além da importância filosófica do tatame, ele é a plataforma de segurança do atleta na prática das artes marciais. Por isso a importância da adequação do tatame para cada prática esportiva, já que o tatame é o responsável por absorver os impactos inerentes das lutas.

Ficou curioso? A seguir você confere as razões pelas quais o tatame é tão importante para as artes marciais.

artes marciais

Importância do tatame nas artes marciais

O tatame tem sua origem no Japão e seu uso é secular, sendo utilizado como revestimento dos cômodos das casas, feito de palha de arroz prensada e revestido com uma esteira de junco e faixas laterais. Dessa sua origem, o tatame foi se rearranjando conforme a prática específica de cada uma das artes marciais.

As artes marciais são esportes de contato entre os atletas. Eventualmente, os atletas entram em contato com o solo e continuam o desenvolvimento das lutas no solo. Daí a importância do tatame, com a função de absorver o impacto dos atletas no solo e promover sua segurança durante prática esportiva ao sofrer a queda.

Segurança do atleta

Sendo uma das funções a absorção dos impactos dos atletas nas práticas das artes marciais, o tatame precisa atender algumas especificações, de acordo com cada estilo de luta. Desse modo, a espessura, dimensões e qualidade do tatame são fundamentais para a prática segura das lutas.

Esses fatores devem ser levados em consideração e com bastante seriedade, do contrário o atleta ficará exposto e vulnerável a torções e lesões por conta das quedas e atrito corporal, que pode ser amenizado ou potencializado de acordo com a qualidade do tatame.

Para a prática de artes marciais correta e benéfica para os atletas, torna-se fundamental oferecer uma área de prática adequada, com um tatame que atenda às regulamentações de cada esporte e proporcione segurança durante as lutas.

artes marciais

Área de demarcação

O tatame, como já dito, é a área dedicada para a prática das artes marciais. Sendo a área dedicada para a prática esportiva, o tatame funciona como a demarcação da região em que a luta deve ser desenvolvida, com base nos fundamentos, filosofias e aplicações de cada luta.

Assim como para o futebol o campo é o local sagrado, o tatame é esse espaço sagrado para a prática das artes marciais. Desse modo, cada tipo de luta tem uma área, cores e demarcações específicas que devem ser respeitadas durante as lutas.

As cores são importantes para auxiliar a orientação do atleta durante o combate, ajudando na indicação do seu deslocamento na área do tatame e delimitando a área para o desenvolvimento do confronto no solo.

Você pode conferir a importância que o tatame tem para a prática das artes marciais. Para você, qual a importância que o tatame tem no desenvolvimento das lutas? Compartilhe conosco sua opinião deixando seu comentário.