Ao abrir sua própria academia de lutas, geralmente você começa todo o processo do zero e vai construindo aos poucos seu próprio negócio. Durante esse processo, você sabe o tanto que é importante investir adequadamente e de forma eficiente nos equipamentos da sua academia.

Muitas vezes, por conta da necessidade de ter que otimizar o investimento inicial para conseguir comprar todos os equipamentos da academia, os donos de academia acabam fazendo a opção pelo tatame de EVA. Mas, será que esse tipo de tatame é uma boa solução para sua academia?

Se essa também é a sua dúvida, este post é para você. A seguir você vai descobrir se o tatame de EVA é realmente a melhor solução para sua academia de lutas.

tatame de lona

O tatame de EVA influencia no desempenho do atleta

Um dos pontos que você deve observar com bastante atenção é na escolha do material para montar o tatame da sua academia. O tatame precisa ser confortável e seguro para garantir uma boa performance do atleta durante o combate, além da sua segurança física.

Dessa forma, o tatame de EVA não é a melhor opção para o seu ringue devido às propriedades dos materiais deste produto. O tatame de EVA não é o ideal para a movimentação dos atletas. A aderência desse tatame e o atrito com o atleta não são os melhores, podendo muitas vezes travar o movimento do atleta, causando até uma lesão. Daí a vantagem do tatame de lona por conta da sua segurança e firmeza do material

Além disso, o tatame de EVA não é o melhor para absorver o impacto do atleta quando a luta vai para o solo. Nesse caso, é perigoso até que o atleta sofra uma lesão séria durante a queda, por conta da má absorção do impacto ao solo.

Investimento x Benefícios

Ao montar sua academia de lutas, durante a fase de compra dos equipamentos para a academia, é bem comum encontrar no tatame de EVA uma solução mais econômica para o seu orçamento. O problema é que o tatame de EVA muitas vezes pode ser o barato que acaba saindo bem mais caro do que você havia previsto.

O tatame de EVA, por conta do seu material, é um tatame que tem pouca durabilidade devido ao seu alto desgaste. Isso faz com que você tenha que substituir o seu tatame muito antes do prazo que você gostaria ou previu. Consequentemente, os seus gastos também serão maiores, além da dor de cabeça de ter que perder tempo de aula para poder fazer a troca do tatame de EVA.

tatame de lona

Limpeza comprometida

Outro ponto de atenção na sua academia de lutas é com certeza a limpeza e manutenção do seu espaço e dos equipamentos. Para a saúde e bem-estar dos seus atletas, o tatame precisa de manutenção constante com uma boa limpeza para tirar todo o suor que é inerente da atividade.

Nesse ponto, o tatame de EVA não é uma boa solução para sua academia. Isso porque o material emborrachado é poroso, absorvendo muito mais o suor. Desse modo, por mais que você tenha um ritual de higienização, é praticamente impossível limpá-lo completamente. Daí, com o passar do tempo, o suor, a umidade e as células mortas do corpo se transformam no nutriente ideal para fungos e bactérias. E nesse ponto, lá vai você de novo trocar o tatame de EVA.

Você pôde conferir se o tatame de EVA é uma boa solução para sua academia. Quer saber mais dicas para melhorar a sua academia? Confira o nosso blog!