Introdução

Para que qualquer prática esportiva aconteça de forma segura é preciso que o ambiente esteja preparado. Nesse sentido, a qualidade do tatame é fundamental para que os lutadores possam apresentar sua melhor performance. Afinal de contas, se a qualidade do gramado influencia a partida de futebol, por que seria diferente com as artes marciais.

Mas você sabe exatamente como montar um tatame de qualidade? Sabe quais são os melhores materiais para o revestimento e como é recomendado que ele seja recheado? Entende a importância dessas decisões na hora de lutar?

Foi pensando em solucionar todas as dúvidas e te ajudar a instalar o tatame de lona perfeito na sua academia que criamos esse conteúdo. Veja agora porque ele é essencial para a segurança dos seus alunos e como adotar as melhores práticas na sua academia.

tatame de lona

Por que investir no tatame de lona?

Se fizermos uma busca rápida sobre modelos de tatames, é possível notarmos que existem muitas abordagens diferentes sobre esse assunto. Principalmente se observarmos a quantidade de materiais distintos que existem.

O material mais adequado para montar o tatame é a lona. Isso porque ela é extremamente resistente, ou seja, mesmo com treinamento intenso, a lona permanece em perfeito estado por bastante tempo. Além disso, ela pode ser limpa com apenas um pano úmido e o produto de limpeza de sua preferência. Essa característica não somente mantém a higiene do tatame, como também protege a saúde dos alunos.

Outra vantagem do tatame de lona é que ele pode ser feito sob medida, com as exatas medidas da sua sala. É possível fazer tanto um grande tatame em todo o espaço de treinamento, quanto um octógono em dimensões oficiais de competição.

Uma alternativa muito comum é o tatame feito de EVA, uma espuma emborrachada. Essa parece uma boa alternativa para o revestimento do chão em academias devido ao seu baixo valor de instalação. Entretanto, ela se desfaz com muita facilidade e a necessidade de substituição o transforma em um tatame extremamente custoso.

Caso a troca não seja feita, o EVA começa a esfarelar, o que pode machucar os lutadores. Além disso, as fissuras que começam a se formar na espuma se transformam no ambiente perfeito para o acúmulo de umidade e bactérias, que vem do suor e da pele dos lutadores. Com o tempo, o revestimento se deteriora muito mais rapidamente e pode até contribuir para a infecção de feridas que os lutadores podem ter.

Tendo em vista todas essas características, veja agora mais motivos para optar sempre pelo tatame de lona na sua academia.

Mais praticidade e menos custo

A instalação de um tatame de qualidade é fundamental para o sucesso das aulas de lutas em uma academia. Para quem está montando uma academia, esse é um dos pontos mais importantes quando pensamos na estrutura que desejamos ofertar aos alunos.

Nesse sentido, o tatame de lona é a melhor opção devido a sua praticidade. Isto é, assim que instalado, ele não necessitará de manutenção e dificilmente terá que ser trocado. Os únicos cuidados são com a higiene do local.

Então ao final de cada aula, o recomendado é passar um pano em toda a extensão do tatame para limpar o suor dos alunos e deixá-lo em boas condições para a próxima aula. Como esse é um material impermeável, o que também contribui para a longa duração do tatame, é interessante passar um pano seco depois para evitar que ele fique escorregadio.

tatame de lona

Garantia de saúde

Parte das lutas acontece no chão, principalmente no jiu jitsu que tem poucos momentos em pé. Por isso, é natural que o tatame receba bastante suor e células mortas dos lutadores ao longo do treino. Se ele não for limpo corretamente, o suor, as bactérias e os fungos naturais da pele podem colocar a saúde dos lutadores em risco.

Na realidade, quando o tatame não é adequado, as chances de que os alunos desenvolvam doenças de pele, como alergias e micoses, são muito grandes. Quando ele é feito de EVA, que não permite a limpeza adequada de sua superfície, os riscos para a saúde são ainda maiores. Por isso, mais uma vez, o tatame de lona é o ideal para a instalação na academia.

Melhor aspecto

Praticidade e cuidados com a saúde são vantagens importantes ao instalar um tatame de lona na sua academia. Mas eles têm um apelo racional para os donos de academia e seus alunos. Entretanto, existe um outro ponto importante que está ligado às sensações e ao aspecto visual.

Isso porque o tatame de lona não apenas pode ser instalado em salas de quaisquer dimensões, como também pode ser personalizado em formatos e cores. Pensando dessa maneira, é possível até mesmo planejar as aulas de acordo com as possibilidades de personalização. Por exemplo, separar níveis de atletas pelas cores no chão.

Por fim, o cuidado com o aspecto do seu tatame tem um reflexo na forma com que os alunos entenderão a sua filosofia de trabalho. Principalmente quando conhecerem a academia e tiverem a oportunidade de ver com os próprios olhos todos os cuidados que são aplicados para que a prática esportiva seja a melhor possível.

Segurança em primeiro lugar

Quem conhece as artes marciais profundamente sabe que esses não são esportes ligados à violência de maneira alguma. Muito pelo contrário, a filosofia por trás das lutas está muito mais ligada à disciplina, respeito, autoconhecimento e, principalmente, a paz. Por isso, é natural que a preocupação com segurança faça parte da sua academia.

Nesse sentido, a escolha do tatame ideal está totalmente atrelada à segurança de professores e alunos. Isso porque ele absorve bem o impacto do corpo, o que protege os lutadores de lesões e machucados que possam afastá-los do tatame. Ele também é antiderrapante, o que ajuda a manter a firmeza ao longo das lutas e a executar melhor cada movimento. Por fim, como dissemos, ele é impermeável e facilmente limpo, o que garante a saúde da pele de todos que frequentam o tatame.