O inverno é uma estação de frio e chuvas. Por esse motivo, a visita aos clubes cai muito, pois as pessoas não se sentem motivadas a usar a piscina. Para quem tem piscina em casa, a situação é similar. Os moradores deixam a piscina coberta ou, o que é pior, exposta à chuva sem proteção alguma, favorecendo a proliferação de bactérias e fungos.

Mas existe a possibilidade de fazer uso da piscina mesmo em tempos mais frios. Para isso, você terá que gastar um pouco mais, mas o custo-benefício compensa. Basta procurar os produtos mais eficientes com preços mais acessíveis. Veja como é possível aproveitar a piscina no inverno!

piscina no inverno

Utilize um sistema de aquecimento

Existem diferentes tipos de sistemas de aquecimento de água. O aquecimento elétrico costuma consumir muita energia, mas já existem opções que permitem aquecer a água com pouco consumo de energia elétrica. É o caso do trocador de calor com condensador de titânio, que é mais econômico que a maioria dos equipamentos de aquecimento.

O aquecedor a gás pode funcionar a gás natural ou a gás de cozinha, o GLP. Pode ser aquecedor a gás de passagem ou de acumulação. O aquecedor de passagem é mais simples enquanto o de acumulação é mais complexo, pois consegue armazenar água e fornecer temperatura elevada a diferentes pontos da casa.

O aquecedor solar é o mais sustentável, pois utiliza a radiação do sol para aquecer a água da piscina. Geralmente, é preciso investir em uma motobomba.

Com esses equipamentos, você poderá usar sua piscina no inverno sem medo da água fria.

Faça da piscina uma aliada ao tratamento

Você poderá, inclusive, aproveitar o inverno para fazer algum tratamento. A água aquecida é recomendada para diversas situações: ela produz relaxamento físico e mental, reduz o estresse, alivia dores em geral (na cabeça, nos ossos, nos músculos), ajuda no controle da hipertensão, melhora a circulação sanguínea e outras coisas.

É por isso que as águas termais são tão procuradas pelo povo. Na ausência de águas termais, você pode aquecer sua piscina para usufruir de benefícios diversos.

Se você sofre de artrite, artrose, osteoporose, reumatismo e já faz tratamentos, a água aquecida da piscina é uma boa opção para otimizar o processo de restabelecimento da saúde.

Quem tem problemas nos ossos e músculos tende a padecer mais no inverno, pois a ausência de calor favorece o aumento das dores. A piscina aquecida certamente ajudará a contornar esse transtorno.

Pratique natação em sua piscina no inverno

Você pode ainda praticar natação no inverno. Com a piscina aquecida, a prática do esporte não será tão difícil. Na verdade, será ainda mais benéfica.

A natação já consiste em uma série de exercícios que trabalham os músculos e o corpo humano como um todo. Com a temperatura elevada, a água propicia ainda mais vantagens. Dessa forma, você pode ampliar os efeitos salutares do esporte.

Use uma capa térmica

Para garantir que a água permanecerá em temperatura satisfatória, convém utilizar uma capa térmica sobre a piscina no inverno. Se não fizer isso, o calor da água se dissipará em pouco tempo, principalmente à noite. Se os dias de inverno já costumam ser frios, a noite é ainda mais fria.

Usando a capa, não será necessário usar tanto o aquecedor, o que ajuda na economia de gastos.

A finalidade da capa térmica é justamente evitar a perda de calor e até contribui para elevar a temperatura da água em aproximadamente 8ºC. Sua estrutura difere da estrutura das capas de proteção e segurança, pois tem um lado liso e outro com bolhas. É o lado com bolhas que deve ficar em contato com a água.

piscina no inverno

Esse tipo de cobertura pode ficar boiando sobre a água. Mas sempre que for removê-la, utilize um enrolador de capa para facilitar o trabalho e evitar danos ao produto.

Como você leu, não é preciso deixar sua piscina no inverno inativa. Existem modos de usá-la com eficiência, deixando-a aquecida e mantendo esse aquecimento por meio de uma capa apropriada.

Aproveite para saber mais sobre a Cikala, seus serviços e produtos, curtindo a página da empresa no Facebook e convidando seus amigos para fazerem o mesmo!