A sociedade está mudando seu comportamento e pensando cada vez mais na sua saúde. É comum vermos pessoas cada vez mais engajadas com as mais diferentes práticas esportivas, dentre elas as mais diferentes formas de artes marciais.

Cada vez mais é comum encontrarmos espaços dedicados para práticas esportivas que saem do padrão tradicional como futebol, natação e até mesmo musculação. É comum encontrar academia de luta dedicada exclusivamente para a prática de esportes desse segmento.

Mas, como todo negócio, a alma do sucesso é a diferenciação. A seguir você confere três dicas para tornar sua academia de luta diferenciada do mercado e conquistar ainda mais alunos.

tatame para academia

1) Planeje bem sua academia de luta

Ao decidir por montar uma academia de luta, você precisa dedicar um tempo e planejar o seu negócio. Comece focando em quais práticas esportivas você vai oferecer na sua academia como, por exemplo, MMA, karatê, judô, jiu jitsu, boxe, muay thai, dentre outras.

Ao decidir por quais práticas você vai oferecer na sua academia de luta, desenvolva uma escala de quais práticas serão oferecidas em quais dias. Além de dividir os esportes por categorias e dias, você precisa pensar em quantas turmas serão formadas e qual a capacidade de cada uma delas.

Ao fazer esse planejamento, você consegue desenhar o cenário e a estrutura da sua academia de luta, otimizando ao máximo o espaço, os horários, seus investimentos e, consequentemente, seu retorno financeiro.

2) Dê atenção à estrutura

Para se diferenciar do mercado, a sua academia de luta tem que agregar valor para a experiência e prática esportiva dos alunos. Essa experiência diferenciada dos atletas é encontrada principalmente na qualidade da sua estrutura.

Ao decidir pelas lutas que serão praticadas na sua academia, você vai precisar listar os materiais e estruturas necessárias para o exercício dos esportes. Um item fundamental do seu espaço é o tatame. Ele vai ser a base para todas as outras atividades e precisa ser de extrema qualidade, diferenciando a experiência dos alunos.

Outras estruturas e equipamentos devem fazer parte da sua academia como sacos de pancadas, luvas, protetores bucais, pesos para musculação, cordas, dentre outros que vão integrar as atividades das lutas que serão praticadas.

tatame para academia

3) Foque na prestação de serviço e atendimento

Para diferenciar sua academia de luta no mercado, a qualidade do serviço oferecido e a atenção ao cliente são fatores fundamentais. Os alunos procuram por serviços de qualidade, que proporcionem segurança, conforto e acompanhamento diferenciado do instrutor ao longo da prática esportiva.

Pense também no horário de funcionamento da sua academia. O público pode ser bastante variado, inclusive de faixa etária. Pensar nos melhores horários para cada faixa de público pode fazer toda a diferença para seu negócio.

Tente também oferecer horários diferenciados. A rotina dos alunos pode ser intensa, não conseguindo praticar esportes nos horários convencionais. Diferenciar-se nesses detalhes vai lhe trazer uma grande vantagem competitiva.

Essas três dicas podem ajudá-lo a diferenciar sua academia de luta no mercado, agregando valor na qualidade do serviço prestado e no atendimento ao aluno.

E para você? O que é importante levar em consideração para se diferenciar no mercado? Compartilhe conosco deixando seu comentário.