Para uma academia que oferece a prática esportiva de lutas marciais, o tatame é o coração do negócio. O tatame, além de ser a arena, a área que delimita a prática das lutas, é também extremamente importante para a segurança dos atletas, devido ao impacto e às quedas que são inerentes dessa prática esportiva.

O tatame absorve os impactos das lutas, trazendo proteção para os praticantes durante os movimentos e quedas. Um bom tatame deve ser firme para a pisada dos praticantes das lutas para não atrapalhar os movimentos, ou seja, não interferir negativamente no desenvolvimento da luta. Outra função, uma das principais, é absorver o impacto da queda. Um bom tatame evita que o atleta quique na queda, não atrapalhando o desenvolvimento da luta.

tatame de lona

Deu para perceber a importância do tatame para a sua academia. É exatamente por isso que o tatame também requer atenção e cuidados especiais para a sua manutenção e higienização.

A seguir você confere como fazer a manutenção correta do tatame.

Como escolher o tatame ideal para sua academia?

Um bom tatame precisa ter um material de qualidade que resista ao atrito constante dos atletas. Olhando para a qualidade do tatame, optar por um tatame de lona pode ser uma boa escolha para a sua academia por oferecer mais segurança para os movimentos dos atletas e proporcionar muito mais facilidade na manutenção do mesmo, o que consequentemente prolonga os anos de uso do tatame.

Outra opção bastante utilizada pelas academias é o tatame de EVA. Entretanto, a qualidade do material que constitui o EVA pode proporcionar mais trabalho na hora da manutenção e limpeza do mesmo. Além disso, ainda que o EVA tenha um custo aparentemente mais vantajoso, a vida útil dele é menor que um tatame de lona devido ao desgaste que sofre.

tatame de lona

Como fazer a manutenção do tatame?

Ao optar por um tatame de lona, você automaticamente faz uma escolha pela praticidade e longevidade da sua estrutura. Devido ao material com que o tatame de lona é confeccionado – vinil PVC dupla face – a manutenção e limpeza desse material é extremamente mais simples, fácil e prática. Devido a todos esses fatores, a vida útil do seu tatame consequentemente será maior.

Sendo assim, a limpeza do tatame torna-se extremamente simples e fácil com apenas o uso de sabão neutro e uma bucha não abrasiva. Para aumentar ainda mais a higienização do tatame, a aplicação de álcool gel pode ser feita diariamente, proporcionando um local saudável e limpo para os atletas.

É importante observar que alguns produtos de limpeza não são aconselháveis para fazer a higienização do tatame de lona. É extremamente prejudicial para o tatame o uso de produtos solventes como removedores, aguarrás ou querosene para fazer a limpeza e assepsia. É importante evitar esses produtos porque eles podem corroer e danificar o tatame, além de acelerar o processo de desgaste do mesmo. Evite também o uso de palha de aço e demais buchas abrasivas.

Você conferiu como fazer uma manutenção prática e saudável do tatame para a prática esportiva de lutas na sua academia. Ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco deixando seu comentário.