Nos últimos meses diversas cidades do país tiveram suas academias e centros esportivos fechados devido o avanço do Covid-19. Muitas pessoas que tinham a prática de exercícios físicos e esportes como parte da rotina precisaram buscar alternativas. Para ajudar nesse período de adaptação, nós da CIKALA, preparamos algumas dicas de como fazer exercícios em casa durante a quarentena.

Como fazer exercícios físicos em casa

A prática de exercícios físicos traz benefícios não só para a saúde do corpo, como também garante a manutenção do bem-estar mental. Diversos especialistas comprovam que além de aumentar a imunidade e reduzir as chances de doenças cardíacas, os exercícios também trazem equilíbrio entre corpo e mente e diminuem quadros de ansiedade e depressão.

Durante este período que temos vivido muitas pessoas têm sofrido os reflexos da pandemia em sua própria saúde. Médicos e outros especialistas têm registrado aumento contínuo de casos de ansiedade e depressão principalmente na população mais jovem.

Sabemos que essa nova realidade pode ser desafiadora, mas manter uma rotina de alimentação saudável, leitura e outras atividades de lazer, e exercícios físicos frequentes ajuda a manter o equilíbrio entre corpo e mente.

Então vamos para as dicas práticas de como fazer exercícios físicos em casa sem perder o ritmo.

Alongamento

Antes de qualquer exercício, é muito importante fazer os alongamentos para que as atividades que forem ser feitas em sequência não prejudiquem o corpo. Muito além de apenas um aquecimento para a corrida ou a musculação, o alongamento ativa a circulação sanguínea do corpo, relaxa os músculos para o exercício e reduz as dores causadas pela musculatura rígida.

Mesmo sem o acompanhamento de outros exercícios físicos, o alongamento por si só já é essencial para melhorar a postura e diminuir as dores no corpo e é uma prática indispensável principalmente para quem faz home office e passa muito tempo em uma mesma posição durante o trabalho.

Pular corda

Todo mundo já deve ter brincado de pular corda pelo menos uma vez quando era criança. Essa brincadeira que existe há muito tempo é praticada não só durante o recreio das escolas, mas também em academias e treinos dos mais diversos esportes.

São inúmeros os benefícios para a saúde ao pular corda, começando pela queima de calorias e perda de gordura acumulada. 

Um dos motivos para os educadores físicos trabalharem tanto com essa atividade é a melhora na capacidade cardiorrespiratória, assim como o desenvolvimento do equilíbrio e coordenação motora.

E não tem segredo!

Procure um ambiente com piso antiderrapante, para evitar acidentes, e use um bom calçado, para evitar lesões causadas pelo impacto forte. Se você convive com crianças, essa é uma boa atividade para ser realizada em família e se tornar um momento de diversão.

Corrida

Se você mora em um local com quintal ou garagem com espaço suficiente para correr, aproveite para praticar um pouco de corrida. A velocidade e a distância é você quem manda, o importante é colocar o corpo em movimento.

A corrida auxilia na queima de calorias, fortalece os músculos e auxilia na circulação do corpo todo, assim como melhora a capacidade respiratória, além de poder ser praticada por toda família, com cada um respeitando suas limitações e fazendo as atividades em seu próprio tempo.

Flexões e abdominais

Alguns exercícios, como flexões e abdominais, podem ser feitos em casa sem a ajuda de um aparelho. As flexões trabalham os músculos do corpo inteiro, principalmente da parte superior do corpo, fortalecendo-os. Já os abdominais, apesar de trabalhar também pernas, coxas e braços, têm foco maior no abdômen.

Esses exercícios físicos também aumentam a capacidade respiratória, melhoram a postura e as habilidades de equilíbrio.

Polichinelo

O polichinelo é um ótimo aliado para quem tem pouco espaço, mas precisa se manter em movimento. Utilizado como uma forma de aquecimento para os demais exercícios físicos, o polichinelo ativa a circulação sanguínea e exercita a respiração.

Para esses exercícios, alguns cuidados devem ser tomados, como o tipo de vestimenta, calçado e tapete/piso, uma vez que o impacto pode causar lesões.

Benefícios da prática de exercícios físicos

Quando você pratica exercícios físicos o seu corpo libera uma substância chamada endorfina, que é responsável pela sensação de felicidade e bem-estar, o que auxilia no combate à ansiedade e depressão.

Aliados a uma alimentação saudável e balanceada, os exercícios físicos garantem uma vida com mais disposição e felicidade. Para treinos específicos, consulte um educador físico, dizendo sempre quais são seus objetivos, para que ele possa indicar a melhor combinação de exercícios.

Materiais para a prática de exercícios físicos

Na CIKALA você encontra pisos de moeda, colchonetes, cordas e outros acessórios da linha Fitness para garantir a prática segura e confortável de exercícios físicos em casa.

Leia também: Tatame: como fazer a manutenção correta?