A piscina é uma opção incrível para se divertir muito em qualquer época do ano. Afinal, não há espaço melhor para estar com a família e os amigos e até mesmo se exercitar e relaxar depois de um dia longo de trabalho.

Mas se a água estiver gelada é quase impossível aproveitá-la, especialmente em dias de clima mais ameno. A solução é investir em soluções de aquecimento, para deixar a experiência mais agradável e confortável.

E o que pode ser feito para garantir uma piscina aquecida durante todo o dia? Aprenda alguns truques nesse artigo para mergulhar tranquilo e sem medo de passar frio.

piscina aquecida

1. Aposte em uma capa térmica

A capa térmica é uma das melhores opções para sempre manter a piscina aquecida. Suas pequenas bolhas de ar, espalhadas por toda a lona, são responsáveis por criar uma camada entre o ambiente externo e a água que impede a troca de calor.

Desse modo, a temperatura permanece sempre na medida certa. Como essa ação é bastante eficiente, você ainda economiza na conta de energia, pois passa a acionar o sistema de aquecimento com muito menos frequência. Mesmo durante a noite, a piscina não costuma esfriar e você pode usá-la a qualquer momento.

Não se esqueça, porém, de procurar uma capa que tenha o tamanho exato da estrutura. Se ela não conseguir cobri-la por completo, será inviável segurar a temperatura e a água ficará fria ainda mais rapidamente.

piscina aquecida

2. Programe a temperatura correta para ter a piscina aquecida

O sistema de aquecimento geralmente conta com um equipamento chamado termostato. É através dele que você pode programar e controlar a melhor temperatura para deixar sua piscina aquecida. Para piscinas residenciais, ela deve chegar a no máximo 28°C.

Mas, para que ela retenha essa temperatura, é fundamental estabelecer uma programação intermitente. Se o aparelho for desligado, a água se resfria e para o próximo uso, ele terá que ser ativado de novo e pode levar algum tempo para atingir o resultado esperado. Se você frequenta bastante o local, não vale a pena ter esse trabalho, que também não é nada econômico.

3. Mantenha a manutenção de equipamentos em dia

Procure sempre manter em dia a manutenção de todos os equipamentos de sua piscina aquecida. Se seu aquecedor tiver sistema solar, lave periodicamente as placas e coletores de luz. Em caso de trocador de calor, é bom verificar se a entrada de ar está desobstruída e remover detritos e galhos e porventura se alojem no espaço.

Isso não significa apenas dar atenção aos que servem para aquecê-la. É muito importante limpar filtros, bombas e outras máquinas do tipo. Se todos esses aparelhos mostrarem bom desempenho, a qualidade geral da água permanece intacta e a piscina pode ser usada sempre que você quiser.

Viu só como é simples manter sua piscina aquecida? Basta um pouquinho de cuidado e, com a ajuda dos acessórios corretos, o resultado é sempre muito bom. Por isso, conte com fornecedores e produtos confiáveis e seja rígido em relação a todos os processos indicados nessa lista.

Você sabia de todos esses truques? Tem piscina aquecida em casa? Recorre a alguma outra dica para que ela sempre fique aquecida? Comente e participe!