O verão é a estação preferida da maioria das pessoas, afinal quem não gosta de aproveitar uma tarde de calor à beira da piscina? Mas com a chegada do inverno a piscina é substituída por um filme debaixo do cobertor e aquela água parada se torna um ponto de alerta. Você sabe quais os principais cuidados com a piscina durante o inverno?

A água parada não só pode se tornar um criadouro de mosquitos transmissores de doenças, que se reproduzem mesmo durante o inverno, como também pode tornar a piscina inadequada para uso quando chegar o verão.

E nada de esvaziar a piscina! Independentemente do material do qual é feita, a piscina não pode ficar em contato direto o sol, sem a pressão da água, a pressão interna da estrutura da piscina causará rachaduras ou estufamento.

Por isso separamos algumas dicas de como manter a piscina limpa e pronta para uso mesmo durante os dias mais frios.

Utilize uma capa para piscina

A primeira dica é cobrir a sua piscina com uma capa para protegê-la de sujeiras e até evitar criadouros de mosquitos vetores de doenças.

Principalmente nos dias com maior incidência de vento, algumas folhas, galhos, embalagens e outros tipos de impurezas podem cair e contaminar a água limpa.

Para quem tem crianças e animais de estimação em casa, manter a piscina coberta com uma capa de proteção é uma recomendação para evitar acidentes.

Remoção da sujeira

Se a piscina esteve descoberta por algum período de tempo, é possível que algumas sujeiras tenham entrado em contato com a água.

Por isso, antes de ligar o filtro para remoção pequenas impurezas, é recomendado utilizar-se de uma peneira, para remoção de detritos maiores, como folhas, por exemplo, e um aspirador para a sujeira mais densa que se aloja no fundo do piscina.

A pré-limpeza antes da filtragem da piscina facilita o processo de limpeza e mantém a efetividade do filtro por mais tempo.

Tratamento da água

A água da piscina deve ser tratada para evitar a proliferação de fungos e bactérias e o surgimento de algas, que podem deixar a água verde e pegajosa.

No inverno os cuidados devem ser redobrados. Por isso é necessário medir o pH da água, utilizar-se de cloro para piscina e fazer a filtragem da água pelo menos uma vez por semana.

É importante filtrar a água após a inserção do cloro, assim a substância será espalhada por todo o perímetro da piscina.

Apesar de muita gente ainda confundir, o clarificantes não tem como principal objetivo clarear a água da piscina, mas sim fazer com que a sujeira se aglomere em pequenos blocos e se aloje no fundo. A partir daí basta aspirá-la e iniciar o processo de filtragem.

A aplicação do algicida, que tem como função eliminar os micro-organismos que causam o surgimento de algas, pode ser feita também semanalmente.

Filtragem da água

A filtragem da água, aliada aos produtos de limpeza adequados, garante que a água seja saudável para uso. Sempre que foi inserida a solução de cloro de piscina na água, a filtragem deve ser de pelo menos 1 hora, para que o produto se misture na água.

Mas para uma limpeza satisfatória e remoção de toda a sujeira, a filtragem da água deve durar de 6 a 8 horas.

Gostou de nossas dicas cuidados com a piscina no inverno?

A CIKALA é especialista em limpeza e capas para piscina. Acesse nosso site e confira nosso catálogo de produtos!

Leia também: Limpeza de piscina: como tornar o processo mais prático?