Você sabia que deve fazer a limpeza da sua caixa d’água pelo menos duas vezes ao ano, a cada seis meses? Isso porque com o tempo a caixa d’água acumula sujeiras que transformam o reservatório no ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e outros micro-organismos nocivos à saúde e bem-estar.
A limpeza da caixa d’água pode ser realizada pelos próprios moradores da casa, sem a necessidade de produtos ou ferramentas específicos. Em casos de caixa d’água de condomínios ou alguns tipos de empresa, recomenda-se que a tarefa seja realizada por equipe especializada.
Separamos neste conteúdo um passo a passo de como realizar a limpeza da sua caixa d’água de forma simples e segura, de acordo com informações fornecidas pela SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
Passo a passo para a limpeza da caixa d’água
Planejamento
O primeiro passo para iniciar o processo de limpeza da caixa d’água é o planejamento. Reserve na sua agenda um dia livre apenas para a realização dessa tarefa, combine com alguém próximo que possa te auxiliar e separe os materiais que serão utilizados, como a escada, o pano, a água sanitária e os baldes onde a água atual será reservada.
É um processo com várias etapas, por isso evite iniciar a limpeza se estiver com pressa ou não tiver os materiais necessários em mãos.
Preparando a caixa d’água
No dia planejado para a limpeza, feche o registro de entrada de água e amarre a torneira boia da caixa d’água, para que o reservatório não encha de água durante a limpeza.
Após assegurar-se de ter interrompido a entrada de água, transfira a água presente no reservatório para baldes ou tambores de água para que seja utilizada em outras tarefas, como a lavagem dos banheiros, do quintal, etc.
Quando restar apenas um palmo de água dentro do reservatório, tampe a saída de água. Dessa forma você poderá utilizar a água restante para a limpeza e a sujeira acumulada durante o processo não será esvaziada pelo ralo e tubulações.
A limpeza
Para a limpeza da caixa d’água basta um pano úmido e água sanitária. Caso a caixa d’água seja construída de fibrocimento, é possível utilizar-se de uma pequena escova de fio de plástico.
Limpe as paredes e o fundo da caixa d’água e utilize-se de uma pá de plástico (pás de alumínio pode danificar sua caixa d’água) para recolher água e a sujeira que se acumularam no fundo. Após retirar toda a água e a sujeira, seque a caixa d’água com o auxílio de panos limpos.
Desinfetando a caixa d’água
Mantenha a saída de água fechada e encha a caixa d’água até alcançar um palmo de profundidade. Misture cerca de 2 litros de água sanitária e mantenha a solução na caixa d’água por 2 horas.
Lave as paredes da caixa d’água com a solução de água sanitária e, a cada 30 minutos, verifique se as paredes já estão secas. Caso estejam secas, com a ajuda de uma caneca ou pequeno balde, molhe as paredes novamente com a solução presente no fundo do reservatório.
Desinfetando a tubulação
Após o período de 2 horas, ainda com o registro de entrada de água fechado e a torneira boia amarrada, libere a saída de água da caixa d’água e mantenha todas as torneiras (que recebem fornecimento de água da caixa) abertas e as descargas dos sanitários acionadas.
Essa água com a solução de água sanitária transitará pelas tubulações fazendo também a higienização das mesmas.
Fechando a caixa d’água
Antes de fechar a caixa d’água, assegure-se de que a tampa foi lavada e está limpa e adequada para cobrir o reservatório. Feche bem a caixa d’água para que insetos transmissores de doenças não tenham acesso ao local.
Com a ajuda de um marcador a tinta ou um lápis, marque do lado de fora da caixa d’água a data em que foi feita a limpeza e agende a próxima limpeza no sexto mês após aquela data.
Desamarre a torneira boia, abra o registro de entrada de água e deixe que o reservatório encha por completo.
Atenção!
As caixas d’água geralmente ficam localizadas em lugares mais altos. Por isso tome todos os cuidados e medidas necessárias antes de iniciar a limpeza.
Leia com atenção todas as recomendações presentes na embalagem da água sanitária utilizada na solução para limpeza. Tome cuidado ao manuseá-la e evite contato com olhos, nariz e boca.
A água reservada antes da limpeza da caixa d’água não deve ser consumida. Utilize-a para a lavagem de ambientes, carros e outros objetos ou para regar as plantas e o jardim.
A CIKALA é especialista em capas para piscina e lonas para as mais diversas finalidades. Acesse nosso site e confira as capas para caixa d’água disponíveis. Entre em contato com nossa equipe de consultores e faça seu pedido sob medida.
Leia também: Cuidados essenciais com a piscina no inverno