O toldo é o melhor investimento quando se pensa em coberturas. Não é para menos, afinal, trata-se de uma versão com preço acessível, especialmente a feita com lona, que é a mais utilizada em áreas residenciais e comerciais.

Uma das principais dúvidas sobre esse tipo de cobertura é quando trocar lona para toldo, para manter seu excelente desempenho e deixar a fachada sempre bonita. Este é o seu caso? Então, confira aqui dicas para saber quando fazer a alteração!

Quando devo trocar a lona do toldo?

A lona para toldo começa a se desgastar com o passar do tempo, apresentando pequenos furos que podem ficar maiores, o que acaba por tirar a eficácia da cobertura.

É simples identificar esses detalhes: em dias de sol, basta verificar se há passagem de luz pela lona. Em períodos de chuva, veja se há goteiras. Sehouver, está na hora de trocar o toldo.

Outra forma de identificar a necessidade de alteração é conferindo se a lona apresenta estiramentos, como se fossem rachaduras, o que leva ao rápido desgaste do material.

Como fazer meu toldo durar mais?

Há quem precise realizar a troca da lona frequentemente para manter a cobertura em dia. No entanto, saiba que isso é simples de ser evitado. A primeira e melhor forma é investir numa lona de qualidade.

Além disso, outra maneira de retardar a alteração é fazendo limpezas recorrentes no toldo. A poeira acumulada sobre a lona acelera o processo de desgaste do material, levando ao surgimento de furos e fissuras.

Por isso, procure limpar a lona frequentemente, a cada três meses, pelo menos. Assim, será possível prolongar a vida útil da cobertura, evitar trocas e economizar.

Como fazer a limpeza da lona

A limpeza de um toldo parece ser complicada, mas é bem mais simples do que imagina! Porém, para evitar danos ao material da lona, é preciso cuidado para não usar produtos errados que, inclusive, podem fazer seu produto perder a garantia.

Para fazer a limpeza rotineira ou remover pequenas manchas, utilize um pano úmido e detergente neutro. Já para manchas mais difíceis, use o mesmo sabão com uma esponja macia.

Importante: não utilize produtos abrasivos para a limpeza.